As obras da Barragem Lago de Fronteiras, no Ceará, estão a pleno vapor. O equipamento está sendo construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Localizada no município de Crateús/CE, entre os distritos de Poti e o de Ibiapaba, próxima da fronteira com o estado do Piauí, a barragem representa importantes transformações para a comunidade nos aspectos hídrico, econômico, político, ambiental, social e geográfico.
Segundo o engenheiro do DNOCS Luíz Hernani Júnior, chefe do Serviço de Execução e Segurança de Obras, o açude beneficiará cerca de 300 mil pessoas. “A finalidade principal da Barragem Fronteiras será o suprimento das demandas hídricas das populações da sede municipal de Crateús/CE (52.644 hab.- segundo censo IBGE 2010) e dos distritos e povoados da zona rural, especialmente Assis, Poti, Cabaças, Curral Velho e Ibiapaba, com população recenseada de 20.168 pessoas (IBGE- 2010), além do reforço do sistema de abastecimento do principal aglomerado urbano da região, bem como de outras cidades integrantes dos Sertões de Crateús” explica.
O empreendimento terá capacidade para acumular 488,18 milhões de m³ de água e prevê, além do abastecimento populacional, que a vazão regularizada da barragem poderá viabilizar a irrigação de cerca de cinco mil hectares de terras aptas à agricultura, nos projetos dos perímetros irrigados de Platô Poty 1 e 2, Realejo, Graça Ampliação e Novo Oriente, podendo ser usada também na piscicultura local e indústrias.
Luiz Hernani Júnior explica ainda que os resultados econômicos decorrentes da construção da barragem podem ser considerados ainda mais relevantes se forem incluídos os benefícios sociais. “Espera-se a redução da migração pelo aumento da oferta hídrica, diminuição das doenças vinculadas às baixas condições de qualidade da água, geração de rendas adicionais pela criação de atividades econômicas diversificadas, como as agroindústrias, a piscicultura, o turismo, entre outras”.
Com um orçamento de mais de 600 milhões de reais, a construção da barragem foi iniciada em 02 de janeiro de 2018 e está prevista para ser entregue à população em julho de 2024.
Fonte: ttps://www.gov.br/dnocs